domingo, 3 de maio de 2009

Lendas IV

Pedais Analógicos X Digitais













Uma grande duvida que sinto nos estudantes de guitarra é em relação a função e necessidades de pedais analógicos ou digitais.

frequentemente recebo a seguinte pergunta de meus alunos :

Qual pedal é melhor digital (pedaleiras) ou analógico (pedal).

Com esta postagem venho esclarecer os prós e contras de cada um e esclarecer alguns mitos e lendas sobre o assunto.


Pedais Analógicos


Primeiramente é importante sabermos oque seria um pedal


Pedais de Efeito são dispositivos, muitas vezes portáteis, para alterar/adicionar um efeito em um sinal de som.

Basicamente o sinal passa por dentro do circuito do pedal (este podendo ser analógico ou não) sendo alterado por ele e saindo por uma saída (mono ou estéreo) o sinal "alterado". Comumente usado por Guitarristas os pedais de efeito também são usados por outros instrumentistas em alguns casos.




Como vimos na descrição acima os pedais podem ser analógicos ou digitais também.

Muitas pessoas dizem que quando é pedal (e não pedaleira) O efeito é analógico,
na realigade isto não é verdade pois existem uma imenssidade de pedais que são digitais.


Vantagens e Desvantagens

Os pedais analogicos costuman ter um som mais quente mais natural , isso por seu cirquito ser todo construído por componentes individuais cada um com um objetivo, diferentemente dos digitais .


Os pedais ou pedaleiras digitais possuem em suas respectivas entradas e saídas conversores A/D (analógico digital) e D/A ( digital analógico) oque possibilita o processamento do audio.

Quando o som passa pelo conversor A/D ele deixa de ser analógico e passa a ser digital , oque significa que ele passa a ser representado por imenssas sequencías númericas e deixa varias características para poder ser processado pelo chip interno da pedaleira , a taxa de amostragem das pedaleiras (BIT) é o quanto se aproxima do analógico , quanto maior mais real o som mais próximo do analógico.


Quando estes números estão da forma desejada desejada (editada) ele passa pelo conversor D/A e se torna analógico novamente.

OBS: com todo esse processo é claro que o timbre do instrumento é afetado , porem podemos compensar de diverssar maneiras.


A maior vantagem das pedaleiras digitais é a possibilidade de termos varios efeitos em um mesmo aparelho (compacto) oque facilita o transporte e evita aquele monte de fontes e cabos , oque favorece maus contatos e xiados, porém como tudo tem o contra.

ja os pedais separados tem umsom mais quente e envolvente , principalmente nas distorções , as quais nos digitais costuman ser abelhudas e sem vida, porém o inconveniente é o peso e tamanho de um conjunto de vários pedais diferentes , oque desfavorece o transporte .


SEMPRE TEREMOS MUITOS PRÓS E CONTRAS SE TRATANDO DE EFEITOS , O MAIS IMPORTANTE PE AGENTE VER NOSSA POSSÍBILIDADE (R$) e DISPOSIÇÃOo (carregga-los), SEJA CAUTELOSO E PACIENTE UM TIBRE SATISFATÓRIO SÓ É POSSÍVEL AO LONGO DO TEMPO , COM O TESTE DE DIVERSSOS PEDAIS E EQUIPAMENTOS ........








ABRAX.....

------------------------------------------------------------------------------

AULAS ONLINE OU PARTICULARES COM VINICIUS SURIAN

ENTRE EM CONTATO:

E-MAIL:aulas.surian@ig.com.br
TELS:2079-4260/8457-7450

WWW.VINICIUSSURIAN.COM

Nenhum comentário: