domingo, 12 de julho de 2009

Falando Sobre GUITARRA ( ViniciuSurian )

GUITARRA ACÚSTICA




· Primeiramente não existiam guitarras, o que havia eram violões de corda de aço que eram utilizados em big bands.
Posteriormente foi colocado um captador eletromagnético para amplificar o som do instrumento, criando assim a guitarra acústica.

Prós:
Seu timbre é GRAVE e AVELUDADO, característica marcante dos guitarristas de Jazz.

Contras: por ser muito semelhante ao violão (em termos de construção) tendo o corpo oco internamente (caixa acústica) produz microfonia quando utilizada em alto volume.








GUITARRA SEMI-ACÚSTICA




· Um meio termo entre a guitarra acústica e a guitarra sólida (strato tele, lespaul...). Com o grande problema da microfonia foi colocado um bloco de madeira no interior da caixa acústica, a onde são presos os captadores e a ponte, e diminuído a sua espessura, o que ameniza a microfonia.










Prós: Seu timbre é encorpado e cheio de sustain, não produz a microfonia da guitarra acústica e mantém características semelhantes no que diz respeito ao timbre.
Contras: Não é muito aconselhável ser utilizada com altas doses de distorção.





GUITARRA SQUIRE

· Primeira guitarra sólida construída nos parâmetros das guitarras atuais, possue um único captador single na posição da ponte.
· Alguns modelos traziam uma chave de três posições o que dependendo de sua posição deixava o timbre menos estridende, cortando a freqüência do agudo.







Prós:
Seu timbre é agudo e estridente pó possuir um único captador na ponte indicada para blues e country

Contras:
Guitarra pouco versátil por possuir
um único captador e por ser um modelo experimental.







GUITARRA TELECASTER




· Após ser processada por utilizar o mesmo nome de um modelo de bateria da Gretsch em sua guitarra, a Fender fez algumas modificações como a colocação de um cap na posição do braço, uma chave de seleção de três posições e trocou o nome de broadcaster para telecaster.

Prós: Guitarra versátil se adapta aos vários estilos, muito utilizada no blues, country, funk, e fusion.
Contras: Captador single produz um “hum” quando utilizado com distorção.






GUITARRA STRATOCASTER





· Após a broadcaster, foi desenvolvida a stratocaster com seus três captadores single chave de 5 posições e ponte com tremulo.

Prós: Vasta combinação de captadores, versátil, ótima tocabilidade se adapta aos mais diversos estilos do rock ao jazz.

Contras: captador single produz “hum” quando utilizado com distorção, tremulo desafina as cordas quando utilizado.



GUITARRA LESPAUL



· Guitarra que foi desenvolvida pelo “lespaul” o mesmo criador do captador “humbucking”, possue chave “toggle” de três posições corpo com tampo, e braço colado (maior sustain).

Prós: Timbre encorpado, maior sustain do que nas outras guitarras sólidas, tarraxas 3 x 3 o que proporciona afinação mais firme(não desafina quase) não produz “hum” quando utilizada com distorção, muito utilizada em bandas de rock e metal, também utilizada no blues e jazz.

Contras: corpo muito pesado não é possível realizar apresentações muito extensas ao utilizar a correia(de pé)







GUITARRAS INTELIGENTES

Com o passar dos anos e a tecnologia avançando, os instrumentos foram sendo aprimorados também, hoje temos no mercado alguns modelos de guitarras inteligentes como é o exemplo da line 6 variax que possue um circuito eletrônico em seu interior que com 25 Simulações simula os mais diversos instrumentos de seis cordas, entre eles violões guitarras.



· E o exemplo da Lespaul ROBOT GUITAR da Gibson que possue um módulo interno que permite entre outras coisas mudar as afinações em tempo real e manter o instrumento sempre afinado sem precisarmos mexer nas tarraxas.













Prós:
Versatilidade, instrumentos que permitem variações de timbre sem precisar trocar de guitarra e trocas de afinação rápida com um único instrumento, timbres muito reais e próximos dos originais.

Contras:
Perda das características originais de instrumentos como violões e guitarras acústicas, aonde há variação de braço e espessura de corda e corpo.







------------------------------------------------------------------------------

AULAS ONLINE OU PARTICULARES COM VINICIUS SURIAN

ENTRE EM CONTATO:

E-MAIL:aulas.surian@ig.com.br
TELS:2079-4260/8457-7450

WWW.VINICIUSSURIAN.COM

Nenhum comentário: